24/03/2011

Dia Mundial do Teatro

 Comemora-se a 27 de março, o Dia Mundial do Teatro, uma arte que nasceu do rito, seja ele religioso, fúnebre, festivo, civil ou de guerra. Os povos primitivos por meio da dança costumavam exprimir seus estados emocionais e dramatizar situações, notadamente relacionadas com a luta do homem contra o destino, as forças da natureza, o sexo e a vingança.
Atribui-se a Téspis, no século VI A C, esta invenção genial que veio possibilitar o trânsito da primeira forma lírica e narrativa, para uma tentativa de representação dramática. Atribui-se a ele, também, a invenção de um carro que funcionava como um teatro portátil, e levava as representações às praças públicas. Em tais oportunidades, Téspis mascarava seus atores com unturas de borra de vinho, tornando-se também o precursor das famosas máscaras gregas. É dele, ainda, a introdução no coro, ( que era realmente o que constituía a parte representativa da antiga tragédia) de um ator que iria narrar as ações de um personagem ilustre, para desta forma, não parando a ação do teatro, permitir com que o coro obtivesse um breve descanso em seu contínuo trabalho. Sua obra foi também, a precursora da informação e do jornalismo, já que Téspis captava nas aldeias e cidades por onde passava, estórias e notícias daquela localidade e as transformava no texto que iria apresentar na aldeia ou cidade para onde estivesse se dirigindo. Tais informações chegaram até nós através de Horácio, em sua "Arte Poética", escrita cinco séculos após.
A arte no geral criou a conceituação de ser vanguarda e precursora das conquistas sociais e políticas das civilizações que se seguiram até nós. Não deve andar a reboque de nada e de ninguém. Deve ater-se aos fatos, narrar acontecimentos, procurar conscientizar a sociedade na busca de melhores caminhos que a conduzam ao que Bertold Brecht propôs em sua obra : o homem como parceiro do homem, na procura do bem comum, da paz e do progresso da humanidade. A arte que costuma incensar os governantes, que produz o chamado "besteirol", que não coloca a cabeça do espectador para pensar e raciocinar, é uma arte comprometida com o retrocesso, voltada unicamente para o lucro fácil das bilheterias, descompromissada com o futuro e inimiga do progresso dessa mesma humanidade.
Neste particular o teatro brasileiro, salvo raras exceções, nos dias que correm, está mais voltado para ser retaguarda, abdicando da sua missão de ser a vanguarda cultural e social. É bom que se diga que vivemos hoje, tempos difíceis, onde a censura econômica tomou o lugar da censura ideológica que vigorou nos tempos do regime militar, como a denunciar uma ditadura invisível travestida de conceitos democráticos. Porém, é sempre bom lembrar que a cultura brasileira, mais precisamente o teatro e a música popular, produziram nos anos de chumbo aquilo que conceituo como melhor período de nossa produção artística. Driblando a censura, optando por caminhos alegóricos, mas sempre denunciando a opressão e o cáos social, transformando o regime de então, na grande musa inspiradora. Celebramos neste 27 de março mais um Dia Mundial do Teatro, com as apreensões de sempre, mas, voltando a Téspis, o primeiro dramaturgo de que se tem notícia, a quem pertence a criação de um diálogo entre o coro e um ator que personificava Dionísios. Tal personagem, recebeu a denominação de "hipocrates", que significava, o respondedor. Tal diálogo, presenciado por Solon, o teria deixado perplexo a ponto de indagar Téspis, se não tinha vergonha de se fazer passar por outra pessoa, de mentir publicamente daquele modo. Em resposta, Téspis disse a Solon que não havia mal algum em suas palavras ou em sua conduta, porquanto tratava-se apenas de um jogo, ao que Solon respondeu : "Mas se aceitamos e aprovamos o jogo, terminamos por encontrá-lo transformado em realidade em nossos contratos." Com o tempo a palavra "hipocrates", deu lugar a um novo significado : hipócrita, fingido, mentiroso. Que no futuro, os criadores da cultura cênica de hoje, não venham a ser reconhecidos por tal terminologia, ao "aceitar docemente" as atuais regras do jogo. Sempre é tempo de pensar e mudar.
Autor:Cartos Pinto
Jornalista
Secretário Municipal de Cultura de Santos
27/03/2001
“Um povo que não ajuda ou não fomenta o seu teatro, se não está morto, está moribundo”
Frederico Garcia Lorca


20 comentários:

  1. Oi Alba, que legal, não sabia da data! E nem das origens do teatro: interessante Tespis e o teatro portátil: arte democrática desde os primórdios!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá Carla
    Realmente muitos ainda desconhecem esta data que é comemorada mundialmente!
    E também esta liberdade democrática que o teatro promove desde a sua origem até os dias atuais!
    Muito obrigada pela sua visita e comentário!
    Seja sempre bem vinda!
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. eu tenho casa aí. gostaria de conhecê-la. Seu blog muito me orgulha. maria dudah

    ResponderExcluir
  4. A citação mais interessante que já ouvi sobre teatro é:
    "O teatro é a poesia que sai do livro e se faz humana." (Federico García Lorca)
    Não sabia desta data.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Olá querida Maria Dudah!
    Fico extremamente feliz e lisonjeada com seu comentário.
    Será um grande prazer conhecê-la pessoalmente.
    Admiradora que sou do seu trabalho como atriz, escritora e diretora teatral.
    Obrigada pela visita.
    Sempre bem vinda!!!
    Beijos
    Alba

    ResponderExcluir
  6. Olá querida Eloisa
    Linda citação, adorei!
    Obrigada pela visita e comentário.
    Sempre bem vinda!
    Beijos
    Alba

    ResponderExcluir
  7. Oi minha querida amiga Alba!!!
    Estou aqui para tomar um cafezinho e comemorar com você esse dia tão especial! Principalmente por saber que a minha anfitriã aqui além de excelente escritora e blogueira, é uma teatróloga premiada, conceituada e de primeira linha! Aliás, faz parte de sua pessoa, amiga, ser competente e valorosa em tudo o que faz!
    Meu grande respeito, carinho e admiração!
    Tin-Tin!!!
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  8. Grande Amiga Alba,
    Bom dia.
    Como mencionei várias vezes, a cultura deve ser difundida em todas as suas forma, pois sou um defensor do povo culto, que saberá defender os seus posicionamentos de uma forma muito mais profunda e inteligente do que o povo ignorante, que é muito mais fácil de manipular.
    Portanto, adorei a sua interessante postagem, apesar de não ser um dos maiores admiradores do teatro (admiro o desempenho dos atores e atrizes, que conseguem ao vivo transmitir as mais variadas emoções, mas sou um viciado na sétima arte, assim, na opção entre cinema e teatro, acabo ficando na primeira...).
    Super parabéns.
    Abs.,

    Glauco

    ResponderExcluir
  9. Jackie querida amiga
    É uma honra ter esta maravilhosa Fênix que és!
    E sempre presente!
    O que seria comemorar estes dias tão especiais, sem a presença dos grandes amigos?
    O Café fica mais saboroso e o Arte completamente cheio de alegria, quando pessoas como você preenchem este espaço!
    E todos estes méritos que você me direciona, lhe digo que sempre farão parte da minha aprendizagem por esta vida!
    O mais importante de tudo é o meu trabalho realizado com amor e dedicação.
    Mais uma vez, quero agradecer sua importantíssima presença, carinho e amizade!
    Beijos Mil

    ResponderExcluir
  10. Caro amigo Glauco
    Muito oportuna a sua visão sobre aspecto social e político!
    Um povo sem cultura, educação, informação fica completamente estagnado em todos os aspectos!
    Gosto tanto das artes cênicas, como também aprecio a mágica beleza do cinema!
    Muito obrigada pela presença e comentário!
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  11. Querida Alba,
    Passo para me alimentar de Arte, tomar um Café e desejar um bom final de semana.

    "Silêncio,
    eis a tarefa
    de todos os gatos".
    Arthur da Távola

    Beijão.

    ResponderExcluir
  12. Dia 27 de março .... dia do Teatro ... e por falar nisso o que farão pra comemorar?

    ResponderExcluir
  13. Querida Alba,


    Aqui em Iguatu - Ceará onde moro o teatro está lotado e essa semana estamos tendo uma semana de boas produções.Com o Sesc e o Teatro municipal além claro de levar a arte até as pessoas com apresentações ao ar livre.Nos últimos anos,a cultura aqui deu uma renascida.

    Um Abraço

    ResponderExcluir
  14. Olá Alba, chego atrasado embora adiantado! Excelente texto do Carlos Pinto, mas novamente sou forçado a expressar uma posição diferente. Eu creio que a Arte tenha a função conscientizadora, de abrir os olhos do povo diante das mazelas do mundo, sejam elas quais forem, e infelizmente existem muitas. Mas a Arte deve também propiciar momentos de prazer que não necessariamente passam por um processo conscientizador. Neste ponto acho injusto o comentário a aqueles que não assumem este papel, o que fazem não é menos Arte por este motivo, eles também tem valor. Creio que se fechar a outras propostas que não tenham este objetivo conscientizador é renegar em parte a própria Arte.
    GRANDE abraço minha amiga.

    ResponderExcluir
  15. Olá Ademar
    Um grande Top questionador que eu tenho o privilégio de receber!
    E vamos novamente discordar, com muita diplomacia!
    Primeira questão: Eu defendo qualquer tipo de manifestação artística, mesmo que inconsciente como algo transformador.
    As Artes Plásticas, Cênicas, Fotográficas, Circenses...
    Pois na minha visão sempre me levaram a algum tipo de reflexão!
    Segunda Questão: Esta é uma pergunta que lhe faço.
    Quais tipos de propostas de entretenimento, você considera injustiçadas ou excluídas do atual sistema?
    O que se fecha, renegando a própria Arte?
    Porque agora, realmente você despertou um grande questionamento, e eu acho fantástico!
    Afinal este é o nosso melhor papel.
    Questionar, discordar, esclarecer e até mesmo valorizar novas idéias até então não pensadas.
    Agradeço sua presença, que sempre contribui para novos conceitos e grandes debates!
    Assim que se faz a democracia!
    Aguardo seu retorno!
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  16. Olá Fábio querido!
    Que excelente notícia você me traz !
    O estado do Ceará e o Município de Iguatu
    Estão de Parabéns!!!
    Tem grandes motivos para comemorar esta data.
    Muito obrigada pela presença!
    Seja sempre bem vindo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. JB
    Que tal pensarmos em algo coletivamente para esta data?
    Obrigada amigo, pela presença e por ser um dos grandes Tops do Arte
    Com suas frases sempre surpreendentes!
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Querida Beth
    “...Lição de contato com o mistério, com o escuro, com a sombra. Lição de religiosidade sem ícones”
    Este texto é maravilhoso amiga!
    Bem vinda
    Sempre!
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Anônimo19:59

    Olá minha queridíssima amiga !!!

    Nossa, adorei a postagem com todas estas informações que vergonhosamente eu não sabia... Muito interessante !
    E maravilhosa a sua atitude em divulgar, pois eu não vi mais nenhuma postagem sobre o assunto...uma pena, pois a Arte merece destaque sempre !!
    Parabéns pela iniciativa amiga e pelo belo texto escolhido !
    Ahhh e parabéns pra você né, afinal é seu dia também !!! Você que além de artista maravilhosa, nos traz sempre mais e mais Cultura em seu espaço !
    beijos marciais e boa semana !!

    ResponderExcluir
  20. Querida amiga Sam.
    Pois é minha querida amiga.
    As Artes Cênicas tem muita história, pois sendo uma Cultura Milenar, realmente o seu estudo é muito abrangente.
    Postei aqui apenas um dos artigos do Jornalista Carlos Pinto.
    Ilustrando a comemoração desta data milenar.
    Querida não tem que se envergonhar, por desconhecer o assunto!
    Assim como eu, também recebo ricas informações sobre a Internet e o Mundo Virtual, no seu maravilhoso Blog!
    Obrigada pela amizade, carinho e presença!
    Mil beijos Marciais!

    ResponderExcluir