13/12/2010

Paciência

O texto, que me foi repassado do Cineasta, e comentarista Global esta ótimo, diante do chororo geral, e dos normóticos ,que vivenciam essa liquidificação dos valores universais.
Portanto nada como inserir o Maluco Beleza do finado Seixas, já que desde a expulsão do paraíso (ventre para uns, Eden para outros), o sanatório é geral e  a zorra é total !

Paciência                                                     
Por Arnaldo Jabor

Ah! Se vendessem paciência nas farmácias e supermercados... 
Muita gente iria gastar boa parte do salário nessa mercadoria tão rara hoje em dia.  
Por muito pouco a 'madame' que parece uma 'lady' solta palavrões e berros que lembram as antigas 'trabalhadoras do cais'....
E o bem comportado executivo? O 'cavalheiro' se transforma numa 'besta selvagem' no trânsito que ele mesmo ajuda a tumultuar...  
Os filhos atrapalham, os idosos incomodam, a voz da vizinha é um tormento, o jeito do chefe é demais para sua cabeça, a esposa virou uma chata, o marido uma 'mala sem alça'. Aquela velha amiga uma 'alça sem mala', o emprego uma tortura, a escola uma chatice.  
O cinema se arrasta, o teatro nem pensar, até o passeio virou novela.  
Outro dia, vi um jovem reclamando que o banco dele pela Inter net estava demorando a dar o saldo, eu me lembrei da fila dos bancos e balancei a cabeça, inconformado...  
Vi uma moça abrindo um e-mail com um texto maravilhoso e ela deletou sem sequer ler o título, dizendo que era longo demais. 
Pobres de nós, meninos e meninas sem paciência, sem tempo para a vida, sem tempo para Deus.  
A paciência está em falta no mercado, e pelo jeito, a paciência sintética dos calmantes está cada vez mais em alta. 
 Pergunte para alguém, que você saiba que é 'ansioso demais' onde ele quer chegar? 
Qual é a finalidade de sua vida? 
Surpreenda-se com a falta de metas, com o vago de sua resposta.  
E você? 
Onde você quer chegar? 
Está correndo tanto para quê? 
Por quem? 
Seu coração vai agüentar? 
Se você morrer hoje de infarto agudo do miocárdio o mundo vai parar? 
A empresa que você trabalha vai acabar? 
As pessoas que você AMA vão parar? 
Será que você conseguiu ler até aqui?  
Respire... Acalme-se... 
O mundo está apenas na sua primeira Volta e, com certeza, no final do dia vai completar o seu giro ao redor do Sol, com ou sem a sua paciência...  

NÃO SOMOS SERES HUMANOS PASSANDO POR UMA EXPERIÊNCIA ESPIRITUAL... 
SOMOS SERES ESPIRITUAIS PASSANDO POR UMA EXPERIÊNCIA HUMANA.

6 comentários:

  1. Olá minha querida Alba!
    Eu já conhecia esse texto, minha amiga e concordo com o teor dele...aliás, o Jabor é maravilhoso e os seus textos trazem sempre grandes verdades acerca do cotidiano.
    Muito bom mesmo!
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  2. Sabe Alba sempre defendo a tese que devemos ir pela razão e nunca pela emoção, pois até a emoção nos faz fiar impacientes, a razão é calma e sempre nos leva a bons caminhos.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  3. Esse texto explica muito bem como nós andamos hoje em dia. Será que foi a vinda da internet que acelerou nossos passos? Ninguém mais tem paciência, credo. Eu costumava pensar que a internet era a grande vilã, a grande responsável pela pressa geral, mas não parece ser verdade, tenho visto gente que nem siquer tem contato com computadores mas não ouve uma frase inteira que a gente começa a falar... Acho que estamos vivendo a Era da impaciência sem limites.
    Abraços
    Telma

    ResponderExcluir
  4. Anônimo21:22

    Olá queridíssima Alba !!

    Eu sou fã do Arnaldo, adoro o jeito objetivo, verdadeiro e às vezes até divertido com que ele nos faz refletir !
    Sem dúvidas creio que maioria de nós está ou já esteve perdido nestes momentos sem fim de impaciência e pressa, sempre correndo de um lado pro outro... mas para que ?
    Que finalidade benéfica teremos se não soubermos apreciar os momentos da Vida, as lições que ela nos traz, as pessoas que amamos..
    Com esta mesma pressa chega o fim, e nada aproveitamos...
    Belíssimo texto, nos faz mesmo pensar (com calma ) nisso tudo !
    Obrigada por compartilhar conosco !!
    Um super beijo marcial !!

    ResponderExcluir
  5. Olá Alba!!

    Este texto belíssimo de Arnaldo Jabor, faz lembrar, porque o ser humano sempre pensa que tudo está fora dele mesmo, e nesta busca frenética, se perturba, perturba os outros o provoca um caos no seu mundo, no mundo... Pra mim vejo que é tão simples, que parecemos nem ver... Parar... Respirar... Sentir a vida... Sentir seu corpo... Suas sensações... Conhecer em si e com isso libertar-se! Hoje já há muito mais pessoas envolta ao retorno em si, e a libertação, se fará com certeza no bem que cada um puder reconhecer! Obrigada por compartilhar!
    Um abraço,
    "Todo o Conhecimento é Luz que Inspira a Alma" -*Vera Luz*-

    ResponderExcluir
  6. Impaciência e ansiedade. Duas co-irmãs que estão de mãos dadas no mundo de hoje. O irritado contra o calmo, o exagerado nervoso, diante do simples e por ai vai, criando mágoas, dores e rancores, por todo o corpo, até o dia em que o coração disser: chega! Paro por aqui.

    Daí vem as lamúrias... foi Deus quem quis! E o pobre do Deus, balança a cabeça negativamente dizendo: Tolos, o mundo foi feito pra curtir e este povo corre tanto, se agita tanto, se inerva com tão pouco, que perde e se perde, pois nada vê, tudo quer, e tão pouco usufruí e cai aqui, mais frustrado ainda, porque chegou cedo demais. afff!

    Pois é querida, que há tantos que olham pra terra, que eu saiba olhar para o céu!

    ResponderExcluir