14/12/2010

Felicidade Realista


De norte a sul, de leste a oeste, todo mundo quer ser feliz. Não é tarefa das mais fáceis. A princípio, bastaria ter saúde, dinheiro e amor, o que já é um pacote louvável, mas nossos desejos são ainda mais complexos.
Não basta que a gente esteja sem febre: queremos, além de saúde, ser magérrimos, sarados, irresistíveis. Dinheiro? Não basta termos para pagar o aluguel, a comida e o cinema: queremos a piscina olímpica, a bolsa Louis Vitton e uma temporada num spa cinco estrelas. E quanto ao amor? Ah, o amor... não basta termos alguém com quem podemos conversar, dividir uma pizza e fazer sexo de vez em quando. Isso é pensar pequeno: queremos AMOR, todinho maiúsculo. Queremos estar visceralmente apaixonados, queremos ser surpreendidos por declarações e presentes inesperados, queremos jantar à luz de velas de segunda a domingo, queremos sexo selvagem e diário, queremos ser felizes assim e não de outro jeito.
É o que dá ver tanta televisão. Simplesmente esquecemos de tentar ser felizes de uma forma mais realista. Por que só podemos ser felizes formando um par, e não como ímpares? Ter um parceiro constante não é sinônimo de felicidade, a não ser que seja a felicidade de estar correspondendo às expectativas da sociedade, mas isso é outro assunto. Você pode ser feliz solteiro, feliz com uns romances ocasionais, feliz com três parceiros, feliz sem nenhum. Não existe amor minúsculo, principalmente quando se trata de amor-próprio.
Dinheiro é uma benção. Quem tem, precisa aproveitá-lo, gastá-lo, usufruí-lo. Não perder tempo juntando, juntando, juntando. Apenas o suficiente para se sentir seguro, mas não aprisionado. E se a gente tem pouco, é com este pouco que vai tentar segurar a onda, buscando coisas que saiam de graça, como um pouco de humor, um pouco de fé e um pouco de criatividade.
Ser feliz de uma forma realista é fazer o possível e aceitar o improvável. Fazer exercícios sem almejar passarelas, trabalhar sem almejar o estrelato, amar sem almejar o eterno. Olhe para o relógio: hora de acordar. É importante pensar-se ao extremo, buscar lá dentro o que nos mobiliza, instiga e conduz, mas sem exigir-se desumanamente. A vida não é um game onde só quem testa seus limites é que leva o prêmio. Não sejamos vítimas ingênuas desta tal competitividade. Se a meta está alta demais, reduza-a. Se você não está de acordo com as regras, demita-se. Invente seu próprio jogo. Martha Medeiros



9 comentários:

  1. Anônimo10:29

    Sem esquecer que felicidade é 50% genetica (comprovado cientificamente).

    Mas sabe, concordo, é dificil ser feliz, mais facil ser infeliz, e é por isso que existe tanta gente amarga no mundo.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo14:59

    Olá queridíssima Alba !!!

    Amei o texto, maravilhoso !!
    Isso é uma grande verdade, quem nunca se pegou querendo mais do que já tem, mesmo sabendo que o que tem é espetacular ?
    Se continuarmos nesta ilusão, nunca estaremos entregues de corpo e Alma, aos momentos maravilhosos que a Vida nos proporciona !
    E quando nos dermos conta, não adianta pronunciar com tristeza no coração aquela célebre frase :
    "Eu era feliz, e não sabia"
    Adorei !!
    Grande beijo marcial pra você !!

    ResponderExcluir
  3. Olá minha querida amiga Alba!
    Estou passando para te deixar o meu enorme beijo e para parabeniza-la por essa escolha...Não há o que comentar sobre as reflexões de Martha...ela é sensacional!
    Felicidade precisa ser identificada lá dentro e depois podermos transformá-la em algo maior...não o inverso...
    Desculpe-me amiga, mas estou na correria da mudança... não poderia deixar de vir aqui, mesmo que rapidamente.
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  4. minha rica flor Alba
    mando mega bem como sempre
    olha so isso so mostra para aqueles
    q vivem apenas por viver
    q a vida é bem mais q isso
    a rotina esta presente
    os obstaculos
    os chatos (eu eu eu poresente)
    mas pra que levar a videnha azeda
    se ela pode ser um molanguuuuuuuuuuuuuuu
    como diz minha filha

    beijaço minha rica flor Alba

    ResponderExcluir
  5. Ser Feliz e Saúde é tudo que importa neste momento para mim.

    #Beijos e sucesso
    semfreiosblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá querida Alba!
    Amada amiga!
    Para mim felicidade sempre foi um estado de espírito,onde podemos enxergar em tudo que vemos,sem menosprezar nenhum instante,ser feliz por estar feliz.
    Felicidade que exala da alma!
    O texto é maravilhoso e foi isso que ele me trouxe.
    Seja apenas feliz,pelo fato de estar feliz!
    Ser feliz no nada e no tudo!
    Parabéns pela linda escolha!
    Bjos com cheirinho de felicidade em seu coração!

    ResponderExcluir
  7. Felicidade é uma chama interior, que brilha mais ou menos, conforme nosso fazer, querer, sentir... Tem gente com tudo para ser feliz e que não o é. Enquanto outros, com fartas razões para a infelicidade, fazem a vida sorrir.

    Sorria! Faça brilhar sua luz interior!

    ResponderExcluir
  8. Estar não é tudo, o importante é ser, ter dentro do próprio coração, viver intensamente os momentos como se fossem únicos.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  9. Ah! Como gosto desta música!
    Belo texto. Compartilhei no Face.
    Grande beijo.

    ResponderExcluir