03/10/2012

Pluft, O Fantasminha

Homenagem de Arte e Café à Todas Nossas Crianças!Pluft, O Fantasminha

Em comemoração ao mês de Outubro onde a criança é reverenciada, estamos publicando este artigo.
Também como referencia a Ilustre Dramaturga Brasileira: Maria Clara Machado, que eu tive o privilégio de conhecer pessoalmente em 1986, quando encenava Pluft o Fantasminha, pela Cia Teatral Gil Vicente na Cidade de Bauru.
Esta preciosa obra de Maria Clara Machado, permanecerá para sempre na memória de todos que conhecem seu fabuloso texto!
" Quando nos tornamos adultos alguns " fantasminhas " tendem a reaparecer em nosso inconsciente...
O que será mais assustador? Temer certas pessoas que nos cercam, ou nossos fantasmas interiores, nem sempre tão amigáveis, como no caso do personagem de Pluft.
Que todas as crianças, adultos, idosos, tenham direito a dignidade o respeito a assistência em todos os setores públicos e privados.
Não somente em datas comemorativas mas nos 365 dias do ano!
Alba Simões

Sinopse: Como todo fantasminha, Pluft tem medo de gente.
Mas cria coragem e vira um herói em defesa da menina Maribel, neta do Capitão Bonança Arco-Íris ameaçada por um marinheiro de maus bofes, o Pirata da perna de Pau. No meio da confusão, quem não perde a calma é Mamãe Pluft, antiga fantasma de ópera, que vive na cozinha fazendo pastéis de vento. Já outro membro da espectral família, o tio Gerúndio, que vive dormindo num velho baú mas ao saber dos perigos que corre Maribel, chama os velhos fantasmas de navio para ajudar.
Afinal, tudo se resolve com o auxílio de três bons marujos, revoltados com a malvadez do Pirata Perna de Pau.
A história centra-se na procura do tesouro do avô da menina, o famoso capitão Bonança, que o pirata tenta encontrar a todo o custo, ao mesmo tempo são criados laços fortes de amizade entre a menina e o novo amigo fantasminha.
Escrita como peça de teatro que sendo representada há mais de 20 anos "Pluft, o fantasminha" é de autoria de Maria Clara Machado, a fundadora do grupo Tablado, no Rio de Janeiro, um dos mais respeitados nomes do teatro brasileiro.

3 comentários:

  1. Anônimo08:03

    Vengo del blog de Sao (silencioculpado) y me he parado en tu Rincón.
    Me ha encantado tu Espacio y, si me lo permites, me hago seguidor de tan maravilloso Lugar, lleno de Magia, Sentimientos y Sensaciones.
    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  2. Olá Alba! Nossa, estou surpresa com tamanha notícia!
    Bela homenagem ao dia das crianças você preparou!
    Parabenizo por ter encenado a peça com a presença do fantasminha mais legal de todos os tempos, na riquíssima obra de Maria Clara Machado!
    Falar sobre o teatro, e principalmente, de uma peça tão espetacular quanto esta, é cultura rica para as nossas crianças que precisam disso, ao invés de sugestões e brinquedos ou jogos eletrônicos. O crescimento é para vida!

    Parabéns Alba! Um belo trabalho de absoluto sucesso. Afinal 20 anos, é a prova viva de que o espetáculo é grandioso!
    Um super beijo e ótimo final de semana!!!

    ResponderExcluir
  3. Um trabalho dignificante. Temos a obrigação antes de tudo de ofertar um mundo melhor para os pequenos, pelo simples motivo de termos chegado antes neste mundo. Que possamos todos preservar a criança que fomos um dia. Isso certamente tornará o mundo mais humano. Bom domingo. Um abraço!

    ResponderExcluir