21/04/2011

Dia mundial do livro e dos direitos de autor

No dia 23 de Abril  comemora-se o dia mundial do livro e dos direitos de autor.
Neste dia também é comemorado: Dia de São Jorge, do livro e da rosa na Catalunha.
No dia de São Jorge, uma rosa e um livro. Esta tradição, que combina o fato religioso, a rosa como símbolo do amor e o livro como símbolo da cultura, transformou o dia 23 de Abril na data mais comemorada, por todos os catalães. Como todas as tradições bem enraizadas, muitas vezes é seguida e vivida pelo povo sem que se conheça a sua origem. Por isso, fazemos aqui uma aproximação às origens desta tradição que todos os catalães, dentro e fora da Catalunha, compartilhamos e comemoramos todos os anos.
São Jorge: Dia do livro e da rosa
É muito difícil definir a data exata que marcou o início da tradição popular de oferecer rosas no dia de São Jorge. Deve ser muito antiga, já que, desde o século XV há constância da celebração da Feira das Rosas no dia de São Jorge. Esta mesma antiguidade traz a tentação de buscar uma relação entre uma tradição popular e o simbolismo do amor cortês que a rosa representa. Mais além das possíveis teorias que possam justificar a tradição, o mais importante é que se tenha mantido viva e seja um símbolo indiscutível da Catalunha. Em 1926 a Espanha instaurou o dia 23 de Abril como Dia do Livro pois esta data coincide com a morte de Cervantes, imitando a Inglaterra que já o celebrava no mesmo dia porque também coincide com a morte de Shakespeare. A celebração enraizou-se rapidamente em Barcelona e estendeu-se na Catalunha, mas o propósito oficial diluiu-se ao coincidir com o dia do Santo Padroeiro. Enquanto em outros lugares se mantinha de maneira muito escassa ou desaparecia, na Catalunha tornou-se um dos dias populares mais celebrados e ao mesmo tempo ajudou muito a potenciar a difusão e a venda do livro catalão. Assim, na Catalunha o 23 de Abril é o dia de São Jorge, da rosa e do livro: o dia do Santo Padroeiro, do amor e da cultura. É, decididamente, um dia de civismo, de cultura e de respeito entre todas as pessoas que vivem na Catalunha e, por extensão, todas as pessoas e todas as culturas do mundo.
23 de Abril: Dia mundial do livro e dos direitos de autor
A Conferência geral da UNESCO, reunida em Paris, considerando que o livro foi historicamente o instrumento mais potente de difusão dos conhecimentos, que todas as iniciativas para promover a difusão do livro são um fator de enriquecimento cultural, que uma das formas mais eficazes de promoção do livro é organizar todos os anos "O dia do livro", e constatando que esta fórmula ainda não fora adotada a nível internacional, em 15 de Novembro de 1995 proclamou o dia 23 de Abril "Dia mundial do livro e dos direitos de autor".
Texto elaborado por Pep Camps, da Unidade de Comunidades Catalãs do Exterior, da Generalitat de Catalunya. Março de 2003.
Edição do Texto: Alba Simões

9 comentários:

  1. Estimada amiga Alba, belo e relevante artigo.
    Lembrar-nos que o dia do livro esta ligado a Cervantes, Shakespeare e São Jorge. E que no dia 23 se comemora o dia de São Jorge, da Rosa e do Livro.
    Valeu.
    Abraços.
    José Fonte de Santa Ana

    ResponderExcluir
  2. Alba... a cultura é a raiz de um povo. Devíamos cultivar este tipo de tradição aqui no Brasil também!
    Hoje eu estava ouvindo o jornal e ouvi o seguinte:
    - Há uma corrida para as peixarias, todos querem garantir seu peixe para a páscoa! E em seguida o jornalista fez o seguinte comentário: - incrível não é, nunca ouvimos que o as pessoas correm para as livrarias e bibliotecas para garantirem seu livro!
    Beijo no coração

    ResponderExcluir
  3. Amiga Alba, um livro e/ou uma rosa são os presentes que mais marcam uma pessoa. Seja presenteando ou sendo presenteado.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Uma ótima combinação!
    Bjs!
    Rike.



    P.s.: ficou ótimo o novo visual do blog, parabéns!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Grande Alba ... você é catalã?

    ResponderExcluir
  6. É uma tradição muito bonita, Alba. Nunca é demais lembrar a importância do livro e do amor. Ou o amor pelos livros.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá minha queridíssima amiga !!!

    Estou com saudades, como você está ??

    Linda esta tradição, nosso povo poderia ter enraizados estes costumes também...
    Gostei de conhecer esta história muito bonita ligada a São Jorge, Cervantes e Shakespeare.

    Ahhh adorei o novo visú do blog, ficou incrível !!! Você sempre surpreende com mudanças muito legais :)

    Um super beijo marcial e Feliz Páscoa !!

    ResponderExcluir
  8. Seu blog é muito bom por isso vim até o seu espaço e gostei muito do que li por aqui. Tenho um blog Tb gosto d++ de poemas. E estou te seguindo se VC puder da uma passada La no meu blog. E VAI SER UM PRAZER SE PUDER ME SEGUIR...Bejs . Déia.........
    Esse é o link do meu blog
    http://wwwdeiablog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá minha querida,
    Primeiro quero dizer-lhe que fiquei um bom tempo admirando a beleza do Arte.
    Ficou lindo, lindo... Um colírio.Um dia terei um assim... rsrsrs
    Então, o dia 23/04 é realmente especial: São Jorge, livros e rosas. Alé, é claro de ser o dia do s direitos do autor.
    Isso sem contar que o dia anterior é o do descobrimento do Brasil e o aniversário da Beth Muniz! Eu estava no Rio e aproveitei para pedir ao santo guerreiro uma proteão especial. Rsrsrs
    Obrigada por partilhar as informações do post.
    Para você um grande beijo.
    Tudo de bom!

    ResponderExcluir