01/06/2010

Samuel Beckett - Biografia e Obras


Samuel Beckett nasceu em Boa sexta-feira, 13 de abril de 1906, perto de Dublin, na Irlanda. Levantado em uma classe média, lar protestante, filho de um topógrafo de quantidade e de uma enfermeira, ele foi expulso na faixa etária de 14 a frequentar o mesmo escola que Oscar Wilde tinha assistido. Olhando para trás em sua infância, uma vez que ele comentou: "Eu tinha pouco talento para a felicidade."
Beckett foi coerente na sua solidão. O menino infeliz logo se tornou um jovem infeliz, muitas vezes tão deprimido que ele ficou na cama até meio da tarde. Foi difícil se envolver em qualquer conversa longa - que durou horas e os lotes de bebidas para aquecê-lo acima - mas as mulheres não podiam resistir-lhe. O jovem poeta solitário, contudo, não permitiria que ninguém penetrar sua solidão. Ele observou certa vez, após ter rejeitado os avanços de James Joyce, filha, que ele estava morto e não tinha sentimentos que eram humanos.
Em 1928, Samuel Beckett mudou-se para Paris, e rapidamente a cidade ganhou seu coração. Pouco depois chegou um amigo em comum apresentou-o a James Joyce, Beckett e rapidamente se tornou um apóstolo do escritor mais velho. Na idade de 23 anos, ele escreveu um ensaio em defesa da do magnum opus contra Joyce é preguiçoso demanda pública para a compreensão mais fácil. Um ano depois, ganhou seu primeiro prêmio literário - £ 10 para um poema intitulado "Whoroscope", que tratou do filósofo Descartes meditando sobre o tema do tempo e da transitoriedade da vida. Depois de escrever um estudo sobre Proust, no entanto, Beckett chegou à conclusão de que o hábito ea rotina eram o "cancro do tempo", então ele abriu mão de seu cargo no Trinity College, e partiu em uma viagem nômade na Europa.


Beckett fez o seu caminho pela Irlanda, França, Inglaterra e Alemanha, durante todo o tempo escrevendo poemas e histórias e fazendo biscates para sobreviver. No decurso das suas viagens, ele, sem dúvida, entrou em contato com muitos mendigos e andarilhos, e estes aquaintances viria a traduzir-se em alguns dos seus melhores personagens. Sempre que ele passou a passar por Paris, ele iria chamar de Joyce, e eles teriam visitas longas, embora o boato de que a maioria deles se sentar em silêncio, ambos repletos de tristeza.
Beckett finalmente se estabeleceu em Paris em 1937. Pouco tempo depois, ele foi esfaqueado na rua por um homem que se aproximou dele pedindo dinheiro. Ele iria aprender mais tarde, no hospital, que tinha um pulmão perfurado. Após sua recuperação, ele foi visitar seu agressor na prisão. Quando perguntado por que ele tinha atacado Beckett, o prisioneiro respondeu: "Je ne sais pas, monsieur", uma frase que lembra assustadoramente de algumas das almas perdidas e confusas que preencher, mais tarde, o escritor trabalha.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Beckett permaneceu em Paris - mesmo depois de ter se ocupado pelos alemães. Ele se juntou ao movimento subterrâneo e lutou pela resistência até 1942, quando vários membros de seu grupo foram presos e ele foi forçado a fugir com sua esposa francesa, nascido na zona desocupada. Em 1945, após ter sido libertada dos alemães, ele retornou a Paris e começou sua fase mais prolífica como escritor. Nos cinco anos que se seguiram, ele escreveu Eleutheria, Esperando Godot, Endgame, os romances Malloy, Malone Dies, o inominável, e Mercier et Camier, dois livros de contos e um livro de crítica.
A primeira peça de Samuel Beckett, Eleutheria, espelhou sua própria busca pela liberdade, que giram em torno do jovem homem os esforços de um para cortar-se solta de sua família e obrigações sociais. seu real primeiro triunfo, no entanto, veio em 1953 05 de janeiro, em Esperando Godot estréia no Théâtre de Babylone. Apesar de algumas expectativas em contrário, o pouco estranho jogo em que "nada acontece" se tornou um sucesso imediato, a execução de quatrocentas performances no Théâtre de Babylone e curtindo o elogio crítico de dramaturgos tão diversos como Tennessee Williams, Jean Anouilh, Thornton Wilder e William Saroyan, que comentou: "Isso vai tornar mais fácil para mim e para toda a gente a escrever livremente no teatro." Talvez a mais famosa produção de "Esperando Godot", no entanto, ocorreu em 1957 quando uma companhia de atores de San Francisco Actor's Workshop de apresentação do jogo na penitenciária de San Quentin para um público de mais de quatrocentos presos. Surpreendentemente, a produção foi um grande sucesso. Os prisioneiros entendido bem como Vladimir e Estragon à espera que a vida significa, matando o tempo e se apegar à esperança de que a franquia pode ser ao virar da esquina. Se não hoje, talvez amanhã.
Beckett assegurou sua posição como um mestre dramaturgo em 03 de abril de 1957, quando sua obra-prima em segundo lugar, Endgame, estreou (em francês) no Royal Court Theatre, em Londres. Apesar de Inglês era a sua língua nativa, todas as grandes obras de Beckett foram escritos originalmente em francês - um fenômeno curioso, já que a língua materna Beckett foi a língua internacional aceite do século XX. Aparentemente, porém, ele queria que a disciplina e economia de expressão que uma língua adquirida forçaria a dele.
As dramáticas das obras de Beckett não dependem de elementos tradicionais do drama. Ele negocia com enredo, caracterização e solução final, que até então tinha sido a imagem de marca do drama, por uma série de imagens fase concreta. A linguagem é inútil, pois ele cria um universo mítico povoado por criaturas solitárias, que lutam em vão para expressar a unexpressableinterminavelmente.
Beckett foi a primeira do Absurdistas para ganhar fama internacional.  Ele continuou a escrever até sua morte em 1989, mas a tarefa tornou-se mais e mais difícil com cada trabalho, até que, no final, ele disse que cada palavra lhe parecia "uma mancha desnecessária sobre o silêncio e o nada"

Nenhum comentário:

Postar um comentário