23/03/2010

"PRECISA-SE" Clarice Lispector


"PRECISA-SE Sendo este um jornal por excelência, e por excelência dos precisa-se e oferece-se, vou pôr um anúncio em negrito: Precisa-se de alguém homem ou mulher que ajude uma pessoa a ficar contente porque esta está tão contente que não pode ficar sozinha com a alegria, e precisa reparti-la. Paga-se extraordinariamente bem: minuto por minuto paga-se com a própria alegria. É urgente pois a alegria dessa pessoa é fugaz como estrelas cadentes, que até parece que só se as viu depois que tombaram; precisa-se urgente antes da noite cair porque a noite é muito perigosa e nenhuma ajuda é possível e fica tarde demais. Essa pessoa que atenda ao anúncio só tem folga depois que passa o horror do domingo que fere. Não faz mal que venha uma pessoa triste porque a alegria que se dá é tão grande que se tem que a repartir antes que se transforme em drama. Implora-se também que venha, implora-se com a humildade da alegria-sem-motivo. Em troca oferece-se também uma casa com todas as luzes acesas como numa festa de bailarinos. Dá-se o direito de dispor da copa e da cozinha, e da sala de estar. P.S. Não se precisa de prática. E se pede desculpa por estar num anúncio a dilacerar os outros. Mas juro que há em meu rosto sério uma alegria até mesmo divina para dar.(Clarice Lispector )
Poderá também gostar de:
1 - Lispector: Clarice por Clarice
2 - Eu vou te contar que você não me conhece...
3 - A exeção e a regra Bertold Brecht

10 comentários:

  1. Precisamos de nos sentir bem, de fazer o bem, para quem estiver perto se sinta alegre. Então, ficaremos tambem.

    ResponderExcluir
  2. Olá meu querido!
    Eu adoro a Clarice! Acho que a sua escrita é de uma verdade tão profunda que chega a ser desconcertante. Mandou muito bem nesse post! Parabéns!
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  3. Ah, que maravilha! Esta grande escritora,tem como eu, a premência de querer compartilhar a alegria que tem na alma, ou será tarde demais e esta se irá...sòzinha, sem companhia!
    bonito demais escrever assim!
    Belo post!
    Abraço,Vera.

    ResponderExcluir
  4. Amiga querida Alba.
    Você com muita sabedoria.escolheu um lindo texto de Clarice para nos presentear,muito lindo.
    Essa mulher sabia com muita clareza o que sentia,a alegria que vem do profundo da alma que encanta a todos que nos rodeia.
    Essa missão que temos na vida,levar sempre o melhor de nós,mesmo que nossos céus desabem sobre nós,que nunca esqueçamos,que não somos só
    no mundo que temos quem nos guia e segura nossas mãos sempre.
    Que possamos nos permitir sempre levar essa alegria a todos que nos cercam.
    Parabéns amiga pela sábia escolha.
    Bjos em seu coração com cheirinho de Jasmin.

    ResponderExcluir
  5. Fazer o bem, estar bem nos leva a nos sentir bem.
    Muito bom o texto.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  6. Alba... eu adoro Clarice, ela é muito profunda.... compartilhar o que de melhor se tem é a única e verdadeira maneira de permanecer em alegria...por isto tanta urgência.
    Amei!
    Beijo no coração

    ResponderExcluir
  7. Anônimo17:58

    Sua postagem é muito interessante, nos remete a pensamentes concernentes aos nossos momentos de extrema felicidade, aos quais anelamos por aflorá-los, numa intensidade tão extrema que não nos contentamos enquanto não o compartilhamos, parabéns pela escolha!

    ResponderExcluir
  8. Anônimo19:18

    Olá queridíssima Alba !!!

    Como fã de Clarice e sua, só poderia me deleitar nesta maravilhosa e alegre leitura !!!
    Eu me candidato ao anúncio e me disponibilizo para fazer outro chamando ainda mais pessoas para partilhar da alegria efervescente que transborda em algumas Almas !!
    Lindo !!
    Um super beijo marcial !!

    ResponderExcluir
  9. Olá minha querida amiga!!!
    Ah, se fosse possível encontrar um anúncio desses, não é mesmo? Que bom seria! Mas, ainda precisamos usar dos sentidos, da intuição ou da própria percepção para podermos captar essa magia. E quantas vezes o que mais queremos é dar felicidade, compartilhar da bondade e transformar um rosto triste em pleno sorriso? Engraçado que muitas vezes nem precisamos ir tão longe para encontrarmos tudo isso...basta apenas olharmos para os lados e teremos um rosto amigo disposto a dividir conosco sua alegria!
    Bravo, minha amiga! Fantástica seleção!
    Você sabe que ainda estou naquele "drama" da mudança...rsrs... mas nesta sexta (07/01) retomo os projetos! rsrs...
    Grande beijo, Feliz 2011 para você, cheio de amor, paz e saúde... que todos os seus sonhos se transformem em acontecimentos e os acontecimentos em grandes realizações!
    Adoro você, minha querida!
    Jackie

    ResponderExcluir
  10. Que belo poema. O texto todo nos cativa a essa alegria...

    Parabéns pela apresentação do mesmo.

    Sergio Nunes

    ResponderExcluir